Normas de uso das salas de aula virtuais

Em junho de 2020, a ESA/DF implementou o ensino a distância (EaD), e, em razão da pandemia, todos os seus cursos têm sido desde então ministrados por videoconferência. Em razão de sua boa relação custo-benefício, a ESA/DF adotou a plataforma zoom para a transmissão de suas aulas on-line, em tempo real.

Apesar da grande praticidade e interatividade que as aulas por videoconferência proporcionam para alunos e professores, seu bom aproveitamento torna necessária a observância de alguns cuidados e regras de conduta importantes. Nesta página você encontrará as principais normas de uso das salas virtuais que devem ser observadas pelos alunos da ESA/DF.

1. Requisitos para acesso 

a) O(a) aluno(a) pode acessar a sala de aula por celular, tablet ou computador. Para o ingresso via dispositivos móveis, é preciso instalar o aplicativo do zoom, disponível na Play store e na Apple store. Para ingresso via computador, a instalação de aplicativo não se faz necessária, bastando o acesso direto ao site do zoom ou por meio do link específico que será disponibilizado aos(às) alunos(as) pela Secretaria da ESA/DF.

b) O acesso à sala virtual é pessoal e intransferível, sendo expressamente vedado o compartilhamento dos dados de acesso. Não será admitido o ingresso em sala de pessoas que não estejam na lista de inscritos do curso.

c) Caso necessite utilizar aparelho pertencente a terceiros, o(a) aluno(a) deve fazer o login utilizando a sua própria conta do zoom. Se não tiver, ainda, uma conta pessoal no zoom e for utilizar a conta de terceiros, renomeie o perfil, mesmo que temporariamente, para ter seu acesso à sala garantido.

d) O acesso à sala de aula virtual é limitado a um dispositivo (celular, tablet ou computador), de modo que, se o(a) aluno(a) acessar a sala com dois aparelhos simultaneamente, um destes será removido da sala de aula virtual, a critério do moderador da ESA/DF.

2. Ingresso na sala de aula 

a) É recomendável que o(a) aluno(a) se prepare para entrar na sala de aula virtual com antecedência de, pelo menos, 20 minutos, inclusive para testar suas conexões, o áudio e o vídeo de seu dispositivo.

b) Em caso de dificuldades de acesso, o(a) aluno(a) deve consultar o Tutorial da Plataforma Zoom elaborado pela ESA/DF, que está disponível neste site.

c) Ao entrar na sala o(a) aluno(a) deve indicar o nome completo, para que o funcionário da ESA/DF que atua como moderador confirme que ele(a) está de fato matriculado no curso.

d) Entrar com o microfone desligado, para evitar que sons ambiente, sons de digitação no teclado do computador, ecos e demais ocorrências sonoras perturbem o desenvolvimento da aula.

e) Tão logo o acesso à sala seja autorizado, o(a) aluno(a) deve registrar o nome completo no chat da sala, para fins de verificação de presença na aula e também, por consequência, para liberação do certificado.

f) O prazo de tolerância para ingresso na sala é de 20 (vinte) minutos, após o qual não será mais permitido a nenhum(a) aluno(a) entrar na sala, e a presença, por óbvio, não será computada. Acessos autorizados após o período de tolerância constituem mera liberalidade, não importando a concessão de presença.

e) A ESA/DF não se responsabiliza por problemas de conexão e configuração dos dispositivos (celular, tablet ou computador) dos(as) alunos(as).

3. Conduta durante a aula

a) Todos os questionamentos deverão ser encaminhados exclusivamente pelo chat da sala. O(a) professor(a) irá responder as perguntas de acordo com sua estratégia de condução, podendo fazê-lo no transcorrer da aula, ou, a seu critério, deixar para responder todas ao final da aula.

b) É recomendável que os(as) alunos(as) não utilizem, durante a aula, outros programas que façam uso da internet, para evitar lentidão da conexão, que pode prejudicar a transmissão da aula.

c) É recomendável também que os(as) alunos(as) não utilizem outros dispositivos conectados à internet durante a aula, pois o uso da internet por vários dispositivos também pode acarretar uma conexão mais lenta, com prejuízo à transmissão da aula.

d) Se preferir, o(a) aluno(a) poderá manter a sua webcam ligada, todavia, é possível que a transmissão de imagem também sobrecarregue a sua conexão. Se perceber lentidão, o(a) aluno(a) deve tentar desligar a webcam.

4. Após o curso 

Após o fim do curso será encaminhado por e-mail um formulário de pesquisa de opinião sobre o curso e sobre a utilização da plataforma Zoom para a realização deste curso. O preenchimento e envio deste questionário é facultativo, mas de elevada importância para que a ESA/DF possa aprimorar suas aulas e sua metodologia, assim como compreender e atender as demandas de nossos alunos.

5. Gravação de aulas

Em razão de cláusula contratual protetiva dos direitos de autor dos(as) professores(as), a ESA/DF não grava as aulas ministradas via plataforma zoom e, portanto, não as disponibiliza em momentos distintos daqueles em que a reunião é transmitida ao vivo.