Iniciação à Docência Jurídica

 Vagas Limitadas

ID: 2822
Modalidade: Aulas Síncronas
Áreas de Conhecimento: Ensino Jurídico, Impulsionamento de Carreira
 9 horas
 20 e 21 de novembro de 2020, sexta das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

Objetivos

Apresentar as principais premissas para a carreira docente no campo jurídico, incluindo os principais desafios do ensino do Direito.

Público-Alvo

Advogados e bacharéis em Direito interessados em começar a carreira docente e recém-professores de ensino jurídico interessados em compreender melhor o campo do ensino do Direito.

Requisitos

É possível ter acesso à sala pelo celular, tablet ou computador. Nos dois primeiros casos, é preciso instalar o aplicativo do Zoom, disponível na play store e na apple store, já para participar via computador a instalação de aplicativo não se faz necessária. Recomendamos que se preparem para entrar na sala de aula virtual com antecedência de, pelo menos, 10 minutos, inclusive para testar suas conexões, o áudio e o vídeo de seu dispositivo.

Pedimos que, ao entrar na sala, tomem as seguintes providências:

1. Indicar o nome completo para ingresso na sala;

2. Entrar com o microfone desligado: assim evitamos que sons ambiente, sons de digitação no teclado do computador, ecos, e demais ocorrências sonoras perturbem o desenvolvimento da aula;

3. Tão logo o acesso à sala seja autorizado, registrar o nome completo no chat da sala, para fins de verificação de presença na aula e também, por consequência, para liberação do certificado;

4. Será conferida a tolerância de 20 minutos para ingresso na sala, após este período de tolerância, não será mais permitido a nenhum aluno entrar na sala, e a presença, por óbvio, não será computada;

5. Todos os questionamentos deverão ser encaminhados pelo chat da sala, o(a) professor(a) irá responder as perguntas de acordo com a conveniência e oportunidade no transcorrer da aula, podendo, inclusive, deixar para responder todas ao final da aula;

6. Recomendamos que não utilizem, ao longo da aula, outros programas que façam uso da internet, para reduzir as chances de lentidão da conexão, que pode prejudicar a transmissão da aula;

7. O uso da internet por vários dispositivos também pode acarretar uma conexão mais lenta, com prejuízo à transmissão da aula, recomendamos, portanto, que evite utilizar outros dispositivos conectados à internet ao longo da aula;

8. Se preferir, o aluno poderá manter a sua webcam ligada, todavia, é possível que a transmissão de imagem também sobrecarregue a sua conexão. Se perceber lentidão, tente desligar a webcam.

9. O acesso à sala virtual é pessoal e intransferível, sendo expressamente vedado o compartilhamento dos dados de acesso. Não será admitido o ingresso em sala de pessoas que não estejam na lista de inscritos do curso. Caso necessite utilizar aparelho pertencente a terceiros, faça o login utilizando a sua própria conta do ZOOM. Se não tiver, ainda, uma conta pessoal no ZOOM e for utilizar a conta de terceiros, renomeie o perfil, mesmo que temporariamente, para ter seu acesso à sala garantido.

10. O acesso à sala de aula virtual é limitado à 1(um) aparelho (celular, tablet ou computador), caso o(a) aluno(a) acesse com dois aparelhos, simultaneamente, um destes será removido da sala de aula virtual.

11. Em razão de cláusula contratual protetiva dos direitos de autor dos(as) professores(as), a ESA/DF não grava as aulas ministradas via plataforma ZOOM e, por óbvio, não as disponibiliza em momentos distintos daqueles em que a reunião é transmitida ao vivo.

Ao fim do curso será encaminhado por e-mail o formulário de pesquisa de opinião sobre o curso e sobre a utilização da plataforma Zoom para a realização deste curso. O preenchimento e envio deste questionário é de elevada importância para que possamos aprimorar nossas ferramentas, assim como compreender e atender as demandas de nossos alunos. Pedimos, portanto, que preencham o formulário tão logo o curso seja encerrado.

Desde já agradecemos pela compreensão e colaboração de todos, e nos colocamos à disposição para quaisquer eventualidades.

Conteúdo Programático

1. O Ensino do Direito – diretrizes curriculares 
1.1 A estrutura do curso de graduação
1.2 Estruturando um componente curricular
1.3 Planejamento de aulas

2. A trajetória didático-pedagógica do Direito no Brasil
2.1 Da “educação bancária” para o ensino do “nativo digital”
2.2 Gestão didático-pedagógica

3. Inovando a trajetória do ensino do Direito
3.1. Metodologias ativas
3.2 Inovação nas práticas pedagógicas

Professores

Julia Maurmann Ximenes

Pós-Doutora em Direito pela Universidade da Califórnia. Advogada. Professora de graduação, pós-graduação e mestrado. Coordenadora da Pós-Graduação e Extensão e Assessora Didático-Pedagógica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB).

Metodologia

Aulas expositivas com participação dos alunos por intermédio de práticas pedagógicas que ilustram as metodologias ativas apresentadas.

 Datas

20/11/2020
21/11/2020

 Horários

Início: 19:30
Término: 22:30

 Locais

Aula Virtual via ZOOM (Verifique as caixas de entrada do seu e-mail, spam e lixo eletrônico)

 Investimento

R$ 90,00 (sem desconto)
R$ 63,00 (com desconto)

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