Marketing Eleitoral e casos de sucesso

Confirmado

ID: 2908
Modalidade: Aulas Síncronas
Áreas de Conhecimento: Direito Eleitoral, Gestão e Marketing Jurídico
 12 horas 
 22 a 30 de abril

Objetivos

1. Traçar a evolução do Marketing Político e Eleitoral
2. Explicitar a legislação relacionada ao Marketing Político e Eleitoral no Brasil
3. Estabelecer relação entre marketing e política
4. Evidenciar a importância do marketing nas campanhas eleitorais
5. Identificar os principais cases de sucesso no marketing político e eleitoral
6. Reconhecer as ações de marketing nas campanhas eleitorais históricas do Brasil.
7. Vincular a legislação Eleitoral sobre propaganda às formas autorizadas de marketing Eleitoral.

Público-Alvo

Profissionais e estudantes interessados conhecer os principais aspectos do marketing eleitoral, com especial atenção às eleições a serem realizadas em 2022.

Requisitos

Para participação nas aulas:

  • Para acesso à sala de aula virtual pelo celular ou tablet, é preciso instalar o aplicativo do zoom, disponível na play store e na apple store;
  • Para ingressar na sala de aula virtual pelo computador ou notebook não é necessária a instalação de qualquer aplicativo, bastando ao(à) aluno(a) acessar o site do zoom ou o link específico do curso ou aula que será encaminhado pela Secretaria da ESA/DF.

Todos os alunos deverão observar as normas de uso das salas de aula virtuais da ESA/DF, que estão disponíveis neste site.

Conteúdo Programático

1. Conceitos e evolução do marketing político e eleitoral.
1.1. O marketing eleitoral na história.
1.2. Origens e evolução do marketing.
1.3. A abordagem das campanhas eleitorais sob a ótica mercadológica.

2. Marketing e planejamento.
2.1. Planejamento estratégico no marketing político.
2.2. Marketing na pré-campanha eleitoral.
2.3. Estratégias de campanha.
2.4. O marketing pós-eleição

3. Eixos estruturantes do marketing político.
3.1. Pesquisa Eleitoral.
3.2. A importância da comunicação, articulação e mobilização.
3.3. Uso das redes sociais nas campanhas eleitorais.
3.4. Estudos de casos: sucessos e fracassos.

4. Campanhas eleitorais históricas.
4.1. O marketing eleitoral de Fernando Collor de Melo.
4.2. O marketing eleitoral de Barack Obama.
4.3. O marketing eleitoral de Lula.
4.4 O marketing eleitoral de Jair Bolsonaro.

Professores

Alessandro Costa

Mestre em Ciência Política. Especialista em Direito Eleitoral, Direito Processual Civil, Gestão de Pessoas e Viabilidade de Projetos e Direito Administrativo. Graduado em Direito e História. Assessor Parlamentar. Professor de Direito Eleitoral em cursos de pós-graduação na ATAME e no IDP. Ex-Coordenador de Registro de Partidos, Autuação e Distribuição – CPADI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas em que serão utilizados o método socrático e análise de situações reais e hipotéticas, com aplicação prática da teoria por meio de estudo de casos.

 Datas e Horários

22/04/2021 - 19:30 às 22:30
23/04/2021 - 19:30 às 22:30
29/04/2021 - 19:30 às 22:30
30/04/2021 - 19:30 às 22:30

 Locais

Aula Virtual via ZOOM

 Investimento

R$ 120,00 (sem desconto)
R$ 84,00 (com desconto)

Cursos Relacionados

INSS Digital e Meu INSS

ID: 2907

Modalidade: Aulas Síncronas

 6 horas

 15 e 16 de abril

Português aplicado ao Direito: nível intermediário

ID: 2825

Modalidade: Aulas Síncronas

 15 horas

 19 a 28 de abril

Direito do Mercado de Capitais: fundamentos

ID: 2905

Modalidade: Aulas Síncronas

 12 horas

 20 a 29 de abril

Processo Judicial Eletrônico (PJE): intermediário

ID: 2894

Modalidade: Aulas Síncronas

 15 horas

 26 a 30 de abril

Direito Securitário

ID: 2776

Modalidade: Aulas Síncronas

 12 horas

 27 a 30 de abril

Contrato para Digital Influencer na Prática

ID: 2922

Modalidade: Aulas Síncronas

 6 horas

 3 e 5 de maio

Inteligência Emocional

ID: 2916

Modalidade: Aulas Síncronas

 12 horas

 3 a 6 de maio

Prática na Justiça Penal Negociada

ID: 2913

Modalidade: Aulas Síncronas

 15 horas

 3 a 17 de maio