Cursos síncronos são aqueles em que, apesar de docente e alunos não estarem fisicamente no mesmo local, todos participam da aula em sala virtual por meio de transmissão em tempo real.

Cursos híbridos são aqueles que acontecem ao mesmo tempo em sala de aula física e em sala virtual. Nesse caso, temos docente e alunos (os que assim escolherem) nas salas físicas da sede da ESA/DF (516 norte), enquanto a aula é transmitida ao vivo em uma sala de aula virtual por meio da plataforma EAD da Escola. Os alunos que assistem a aula pela plataforma também podem interagir com os alunos e o(a) docente que estiverem na sala física. A ESA/DF traz mais essa comodidade a seu público: nos cursos híbridos, quem prefere aula presencial pode ir até a sede da Escola, e quem prefere aula virtual continua acessando os cursos pela Plataforma EAD.

Em razão de cláusulas protetivas dos direitos autorais, de imagem e de voz dos(as) docentes, a ESA/DF disponibiliza a gravação das aulas síncronas e híbridas pelo período de 7 (sete) dias corridos, contados do upload do arquivo de gravação de cada aula. Esse não é um procedimento automatizado, é necessário aguardar que o ZOOM libere a gravação da aula, para, em seguida, o arquivo ser convertido para formatos mais leves pela Plataforma EAD da ESA/DF para só então a gravação ser disponibilizada aos alunos do curso. O procedimento pode levar até 24h (vinte e quatro horas), contadas do encerramento da transmissão ao vivo da aula.

As gravações ficam disponíveis exclusivamente para acesso via Plataforma EAD da ESA/DF.

Aqueles que não conseguirem acompanhar a transmissão em tempo real no dia e horário agendados para determinada aula deverão assistir às gravações para terem a presença contabilizada para fins de liberação de certificado.