Eixos Temáticos

Incorporando as melhores práticas de planejamento e gestão de ações educacionais e com o objetivo de promover uma oferta mais qualificada e estruturada de cursos, em 2019, a ESA/DF passou a construir sua grade de atividades a partir de em uma metodologia bastante específica baseada em eixos temáticos.

Considerando que, nos termos da Política Nacional de Educação Continuada para a Advocacia, tal como aprovado pelo Conselho Federal da OAB, a missão da ESA/DF é contribuir para o aprimoramento da prática profissional dos(as) advogados(as) e estagiários(as) inscritos(as) nos quadros da OAB/DF, todo o planejamento de cursos passou a ser orientado por três eixos temáticos, a saber: eixo de formação, eixo de atualização e eixo de especialização.

Eixo de formação

O eixo de formação compreende o conjunto de cursos e demais ações educacionais da ESA/DF voltados para propiciar o acesso a conhecimentos básicos e fundamentais para o bom e consistente exercício da advocacia em determinado ramo do Direito.

Esse eixo tem como público-alvo os(as) advogados(as) iniciantes, bem como aqueles(as) advogados(as) que, a despeito de já terem alguma experiência, precisam desenvolver ou aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes específicas. Estão compreendidos nesse eixo temático, entre outros, os cursos de oratória, redação aplicada ao direito, língua portuguesa, como também aqueles voltados para áreas específicas, como direito da moda, direito urbanístico, direito condominial.

Eixo de atualização

O eixo de atualização compreende o conjunto de cursos e demais ações educacionais da ESA/DF voltados para propiciar o acesso a novos conhecimentos em determinado ramo do Direito, decorrentes de inovação legislativa (ou seja, da edição de novas leis e regulamentos), de produção da literatura técnico-jurídica especializada e até mesmo da produção e da evolução jurisprudencial.

Esse eixo tem como público-alvo os(as) advogados(as) em todos os estágios da carreira que busquem a atualização ou reciclagem de conhecimentos. Estão compreendidos nesse eixo temático, entre outros, os cursos de atualização em processo civil, processo penal e direito constitucional.

Eixo de especialização

O eixo de especialização compreende o conjunto de cursos e demais ações educacionais da ESA/DF voltados para propiciar o acesso a conhecimentos mais aprofundados e específicos em determinado ramo do Direito, com viés mais acadêmico.

Esse eixo tem como público-alvo os(as) advogados(as) em estágio intermediário ou avançado na carreira que busquem conhecimento mais específico e sofisticado. Estão compreendidos nesse eixo temático, entre outros, cursos de extensão e cursos de pós-graduação lato sensu, bem como as ações educacionais voltadas para o estímulo da produção científica.