História

A criação da ESA/DF

Até 1989, as atividades de educação continuada realizadas no âmbito da OAB/DF ficavam a cargo de um centro de formação e aperfeiçoamento profissional. Naquele ano, por iniciativa do então presidente da OAB/DF, Francisco de Lacerda Neto, o Conselho Pleno da OAB/DF decidiu pela institucionalização de uma Escola para cuidar das atividades educacionais da Seccional.

No dia 27 de outubro de 1989, o Conselho aprovou a proposta de criação da Escola Superior da Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF). Foi, portanto, editada a Resolução nº 4, de 1989, que foi publicada no Diário Oficial da União somente no dia 21 de novembro de 1989. Essa, por conseguinte, é considerada a data oficial de criação de nossa Escola.

Desde então, a ESA/DF vem crescendo e se estruturando para oferecer a toda a advocacia do Distrito Federal um número crescente de cursos e palestras.

Modernização e ampliação da infraestrutura 

Em 2010, durante a gestão do Diretor Marcus José da Cruz Palomo, a ESA/DF passou uma grande reforma. As antigas e provisórias salas isoladas deram lugar a um espaço amplo e moderno espaço, que passou a ocupar a metade de um andar no edifício-sede da OAB/DF. A Escola passou, finalmente, a ter um espaço próprio e cuidadosamente projetado para um ensino jurídico de qualidade.

Por sua vez, em 2015, durante a gestão do Diretor Jorge Amaury Maia Nunes, a ESA/DF teve seu espaço ampliado. Foram construídas mais três salas de aula e uma sala de estudos e, com isso, a Escola passou a ocupar todo o 2º andar do edifício-sede da OAB/DF.

Reestruturação e profissionalização: a ESA/DF conectada com a nova advocacia

Em 2019, na gestão do Diretor Fabiano Jantalia, a ESA/DF passou por uma importante reestruturação institucional, em comemoração aos 30 anos de sua fundação. Foi aprovado um novo Regimento Interno (que substituiu a versão que vigorava desde a época de criação da Escola) e, em seguida, foi concebida uma nova identidade visual para a Escola, que passou a ter um lema: “conectada com a nova advocacia“.

Nesse mesmo ano, foi feita uma nova reforma na estrutura física, que ampliou a área administrativa da ESA/DF, modernizou o auditório e resultou na construção de um Laboratório Multimídia, que será  dedicado aos cursos de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e de Sistema de Cálculos Trabalhistas (PJe-Calc).

No início de 2020, a estrutura organizacional da ESA/DF foi profundamente reformulada e profissionalizada. A área administrativa da ESA/DF, antes restrita a uma pequena secretaria, foi ampliada, passando a contar com uma Coordenação Administrativa e uma Coordenação Acadêmica, cada uma com sua equipe própria de funcionários. Além disso, a Escola lançou um novo site, muito mais moderno e funcional, com o objetivo de prestar um melhor atendimento para a advocacia do DF.

Atualmente, a Escola dispõe de um espaço de cerca de 830 metros quadrados e oferece, em média, 350 ações educacionais, recebendo mais de 10.000 matrículas por ano.

Implantação do Ensino a Distância (EaD)

Em 2020, ainda na gestão do Diretor Fabiano Jantalia, a ESA/DF, em razão da pandemia no novo coronavírus (Covid-19),  deu início a um ambicioso projeto: a implantação do ensino a distância.

Após uma fase experimental, com a realização de minicursos gratuitos, a Escola, em junho de 2020, deu início à primeira etapa desse projeto, com o início da oferta de cursos por meio da plataforma Zoom. No segundo semestre de 2020, todos os cursos oferecidos pela ESA/DF foram realizados por meio dessa ferramenta.

No início de 2021, a ESA/DF deu início à segunda etapa: o lançamento de uma plataforma de EaD. Ao final dessa etapa, que ainda está em fase de desenvolvimento, os alunos poderão escolher entre cursos com aulas ao vivo (ou seja, em tempo real) e cursos com aulas gravadas.