A Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) está com inscrições abertas para o curso “Direito e Racismo: perspectivas e enfrentamentos críticos do debate étnico-racial”. É um conteúdo voltado aos advogados, estudantes e profissionais que atuam na área ou que desejam aprimorar seus conhecimentos acerca das questões de caráter étnico-racial no cenário jurídico brasileiro.

A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF e ocorre nos dias 19 e 26 de setembro e 3 e 10 de outubro, de forma virtual. São aulas somente aos sábados, das 9h às 12h, por meio da plataforma virtual Zoom. A capacitação tem vagas limitadas e as inscrições já podem ser feitas no site da ESA.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, Josefina Serra, destaca a importância da parceria da OAB/DF com a ESA/DF nessa iniciativa. “A OAB/DF preocupa-se com o combate à discriminação racial na sociedade e na advocacia, o que a torna um exemplo. E nós, da população negra do DF, onde somos mais de 56%, só temos a agradecer porque a Casa é referência na luta por direito e respeito a todos. A advocacia negra existe e está preparada para atuar em todos os ramos do direito.”

O curso será ministrado pelo doutor em Direito, advogado e professor, Hector Vieira. Serão aulas expositivas, com debates conceituais, a partir de textos indicados. Haverá abordagem crítica de situações reais.

Para o professor Vieira, a disponibilização de um curso em que se oportuniza o debate da questão racial pela ESA/DF é um grande avanço institucional e estratégico. “Representa um marco histórico da instituição, tanto da ESA/DF quanto da OAB/DF, que se comprometem com o alcançar da igualdade e da justiça racial.”

Segundo o professor, “antes de ser um resultado de um esforço, a expectativa é de o curso marcar o início de um caminho a ser trilhado”. Ele pontua que, ao final, o público-alvo poderá compreender melhor um “sistema profundamente marcado pela desigualdade racial; delineado por um racismo estrutural”. A proposta compreende a defesa dos princípios de liberdade, igualdade e justiça.

O investimento é de R$ 120 sem desconto e de R$ 84,00 com desconto.

Para saber mais sobre o curso acesse o site da ESA/DF.

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)