O curso em Advocacia na Prática Forense é direcionado aos advogados e advogadas em início de carreira, e atende aos profissionais em fase de consolidação no mercado

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), através da Escola Superior da Advocacia (ESA/DF), assinou na última quinta-feira (10) um convênio com a Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPMB). A parceria possibilitará que 35 profissionais iniciantes na advocacia possam cursar uma pós-graduação em Advocacia na Prática Forense com custos reduzidos. As turmas serão selecionadas pela ESA/DF em um edital próprio, que será publicado em breve.

A pós-graduação será oferecida de forma modular, dividida em módulos obrigatórios e facultativos, cabendo ao aluno, dentre estes, escolher o que mais se aproxima das suas necessidades. Os módulos poderão, também, ser cursados de maneira independente, como cursos de extensão. “Estamos muito felizes, pois nossa missão é fomentar a educação e o aperfeiçoamento da advocacia. Essa é uma excelente oportunidade para que nossos colegas iniciantes possam cursar uma pós-graduação mais robusta e com um valor diferenciado”, disse o diretor da ESA/DF, Rafael Freitas de Oliveira.

A coordenadora de Pós-Graduação e Extensão da FPMB, Júlia Ximenes, ressalta o caráter prático do curso, o que é uma excelente oportunidade aos novos profissionais. “Nossa proposta é oferecer um curso de excelência, como as demais especializações e graduações do nosso portfólio para advogados em início de carreira e que estão se consolidando financeiramente. Temos uma matriz curricular construída em conjunto com a ESA, que visa principalmente reforçar, aprimorar e até mesmo preparar esses estudantes para o mercado de trabalho”, explicou Júlia. Para o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., quanto mais qualificação, mais forte a advocacia do Distrito Federal será. “Sabemos que o início profissional pode ser difícil. Por isso estamos felizes em poder oportunizar um curso como este para os iniciantes na profissão, que chegarão ao mercado ainda mais preparados”, afirmou.

Também participaram da assinatura do convênio o coordenador administrativo da ESA/DF, Danillo Rodrigues Costa; a coordenadora acadêmica da ESA/DF, Anna Carolina Coelho Carneiro Bello; o diretor-geral da Mackenzie Brasília, Mac Cartaxo; e o coordenador da pós-graduação Advocacia na Prática Forense da Mackenzie, Fabiano Tesolin.

O curso

Os módulos do curso estarão divididos em “Prática em Processo Civil (Teoria Geral do Processo, Processo de Conhecimento e Execução), Elementos Fundamentais do Sistema Recursal do CPC/2015”, Prática em Direito Civil I (Parte Geral e Específicas), Prática em Direito Civil II (Família, Sucessões e Advocacia Extrajudicial), Prática em Direito Constitucional e Direito Administrativo e Prática em Direito Penal e Processual Penal. Para finalizar a Pós-Graduação, no entanto, cinco módulos precisarão ser concluídos, somando-se a eles o módulo especial Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Faculdades Mackenzie Brasília

As aulas ocorrerão preferencialmente no presencial, no campus da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, localizado na 906 Sul do Distrito Federal. Ao todo, serão 424 horas/aula, considerando módulos de 80 horas, com cinco componentes curriculares de 16 horas.

Texto: Euclides Bitelo

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF – Jornalismo