A Escola Superior da Advocacia (ESA/DF), ligada à Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), assinou na manhã desta quarta-feira (22/06) um convênio com a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT). A parceria permitirá que a advocacia do DF possa fazer os cursos oferecidos com desconto de 15%. “É uma honra para a OAB/DF assinar esse convênio com a Escola do Ministério Público. Sabemos da excelência do ensino praticado nesses mais de 30 anos por vocês, e agora nossos colegas também poderão usufruir desses cursos com valores especiais”, disse o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.

A diretora-geral da FESMPDFT, Eunice Carvalhido, exaltou a parceria e garantiu que a advocacia será muito bem recebida e que terão um ensino de qualidade à sua disposição. “Nossos professores são todos profissionais de destaque no mercado, com experiência e formação para entregarem o melhor aos nossos alunos. Além do conhecimento, existe uma grande troca de experiências entre professores e estudantes”, comentou Eunice.

Parceria começa em agosto

A parceria para os advogados e advogadas do DF começou no mês de agosto de 2022, com dois cursos de pós-graduação lato sensu modulares, em que os módulos comuns podem ser aproveitados em novas especializações. As primeiras especializações disponíveis serão em “Direito Civil e Processual Civil” e “Direito Penal e Direito Processual Penal” (Clique aqui para saber mais – https://escolamp.org.br/curso/processo-seletivo-para-o-provimento-de-vagas-nos-cursos-de-especializacao-em-nivel-de-posgraduacao-lato-sensu-da-fesmpdft-1o-semestre-de-2023-duplicado).

O diretor da ESA/DF, Rafael Freitas de Oliveira, destacou que a escola da advocacia tem se esforçado em proporcionar à advocacia não apenas os cursos de curta duração. “Nosso foco principal são os cursos de curta duração com ênfase prático-profissional, que são tradicionais em nossa Escola. Porém, temos sentido a necessidade de cursos de especialização de maior duração, sempre de reconhecida excelência. Por essa razão, este convênio se revela essencial para essa etapa da evolução da ESA/DF”, ressaltou Rafael.

Formato adaptado à modernidade

Com o intuito de modernizar a escola, e manter a interação entre docentes e discentes, um dos grandes atrativos da instituição, as salas foram modernizadas para o formato híbrido, que proporcionam o contato entre os participantes dos cursos. A FESMPDFT teve que se adaptar para o formato on-line durante a pandemia do Covid-19, algo que foi aperfeiçoado e permaneceu após a vacinação e a liberação dos encontros presenciais.

Outro atrativo para os estudantes, principalmente para os jovens profissionais, é a possibilidade de realização de estágios profissionais, direcionados aos alunos de pós-graduação, dentro do Ministério Público Federal, com bolsas-auxílio que podem chegar aos dois mil reais mensais.

A FESMPDFT tem mais de 30 anos aprimorando profissionais, e conta, entre seus professores, com membros da magistratura, MP e advocacia de vanguarda. Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira; a coordenadora acadêmica da ESA/DF, Anna Carolina Bello; e, representando a Escola do MP, a diretora editorial, Alessandra Gabriella Borges Pereira Lorenzo; o coordenador-geral, José Luiz Valente; e a coordenadora de ensino, Juliana Albuquerque.

Texto: Euclides Bitelo – Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues