O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, inaugurará uma série de lives que a Escola Superior de Advocacia da OAB/DF (ESA/DF) fará no Instagram para oferecer à advocacia conhecimento gratuito e de qualidade neste período de medidas emergenciais para conter o coronavírus causador da Covid-19.

Ao lado do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, em participações cada um na sua casa, o dirigente do Conselho Federal falará, nesta sexta-feira (27/3), sobre o papel da Ordem durante a pandemia. A partir de segunda-feira (30/3), outros especialistas estarão na rede discutindo temas que impactam diferentes campos do Direito neste momento.

As transmissões ao vivo integram o projeto de modernização da Escola iniciado no ano passado, e foram antecipadas para oferecer alternativas de conhecimento à advocacia neste período de isolamento social. As lives funcionarão como piloto de um projeto de ensino à distância que está sendo desenvolvido pela Escola.

“Essas lives são a primeira expressão do mergulho que a ESA/DF pretende dar no ensino à distância. Então, vamos aproveitar este difícil momento para, de um lado, proporcionarmos à advocacia acesso a conhecimento e, de outro, fazermos disso o piloto de um projeto de ensino à distância em que já vínhamos trabalhando”, explica o diretor da ESA/DF, Fabiano Jantalia.

O dirigente destaca que esta é primeira vez na história da ESA/DF e da OAB/DF que o conhecimento será oferecido à distância e de forma gratuita. “É uma ação social que estamos tentando empreender em todos os sentidos, não só porque democratizamos acesso ao conhecimento como também estamos fornecendo um conhecimento gratuito numa época importante para a advocacia”, complementa Fabiano Jantalia.

Temáticas
As lives ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 10h, no Instagram da OAB/DF e da ESA/DF, com participações de um professor e de um dirigente da Seccional. Serão abordados temas como, por exemplo, o planejamento financeiro em momentos de crise para auxiliar advogados e advogadas na organização da carreira neste período de pandemia. Na segunda-feira (30/3), a live será sobre as questões trabalhistas decorrentes das Medidas Provisórias 927 e 928, publicadas nesta semana, com o presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical, Fernando Abdala, e o professor da ESA/DF, Gaudio de Paula.

Estão previstas também lives sobre os impactos dos atos de isolamento social na violência doméstica e no sistema prisional. “Neste projeto piloto, estamos procurando priorizar o conhecimento que é mais importante e urgente neste momento. Todas as transmissões ao vivo que faremos terão por mote a transmissão de conhecimento rápido, fácil, acessível, de uma maneira resumida, para que os advogados possam enfrentar melhor este momento”, esclarece o diretor da ESA/DF.

Modernização
As lives piloto do projeto de ensino à distância se inserem num contexto maior de ações de modernização da ESA/DF e da própria OAB/DF. Desde o ano passado, a Escola tem passado por um processo de reformulação. As instalações físicas foram reformadas, os processos administrativos reformulados e um novo portfólio de cursos adotado.

As próximas entregas, além de uma plataforma de ensino à distância, serão um novo site, no próximo mês, em fase final de desenvolvimento, e a contratação de um sistema de gestão educacional que vai permitir aos alunos gerirem seus próprios conteúdos, terem acesso aos certificados e aos seus cursos anteriores.

“Estamos reposicionando a ESA/DF para que ela cumpra um papel mais proativo e útil na carreira dos nossos alunos. Essa gestão tem procurado estabelecer a Escola como um dos mecanismos de contrapartida da OAB/DF que a advocacia deve ter. A gente enxerga a ESA/DF como um mecanismo para democratizar o acesso ao conhecimento, porque a gente ministra conhecimento com alta qualidade a um preço muito mais acessível que nos encontrados no mercado”, conclui Fabiano Jantalia.

Serviço
Live inaugural da ESA/DF
Participantes: Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB, e Délio Lins e Silva Junior, titular da OAB/DF
Horário: 10h
Onde: no Instagram da OAB/DF (@oabdf)