O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA/DF) da OAB/DF, lançou nesta segunda-feira (20/1) edital de iniciação científica na área de Ciências Criminais. Resultado de convênio científico com a OAB/DF, a iniciativa inédita inaugura uma nova fase da ESA/DF: a oferta de formação não apenas na área técnico-profissional, mas também científica.

Com duração de um ano e oferta de 30 vagas, o curso é destinado a estudantes das faculdades de Direito, que tenham completado no mínimo o 2º semestre, e de Ciências Humanas em geral. As aulas expositivas, que serão transmitidas por vídeo em encontros semanais, sempre às segundas-feiras, terão início em 23 de março com encerramento em 14 de dezembro, contando com recesso no mês de julho. O programa inclui disciplinas de Processo Penal, Direito Penal, Interdisciplinar, Direitos Fundamentais, Criminologia e Política Criminal.

As inscrições vão até 20 de fevereiro e podem ser feitas diretamente no site do IBCCrim. O processo seletivo será realizado entre os dias 2 e 4 de março por meio de prova escrita, que trará duas questões dissertativas. A prova será disponibilizada no site do IBCCrim, com resultado previsto para 16 de março. Além do desempenho na prova escrita, serão considerados a vocação e disponibilidade do candidato para a pesquisa.

Massa crítica
A coordenadora do IBCCrim no Distrito Federal, Beatriz Vargas, explica que o estudante será estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais a partir da perspectiva de diversas disciplinas. “O curso estimula o estudante de Direito e de outras áreas das Ciências Sociais a conhecer mais profundamente e a refletir sobre as questões atuais do campo penal e criminológico para desenvolvimento de pesquisas e trabalhos que possam impactar a realidade do sistema penal e do sistema de justiça”, comenta.

Para o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, a parceria, além de estreitar relações com uma instituição reconhecida nacionalmente, vai fortalecer o estudo das Ciências Criminais. “É uma parceria que tem tudo para profícua”, comenta. “Nossa expectativa é que a parceria seja uma oportunidade para desenvolvermos juntos uma boa metodologia de pesquisa, alcançando também, cada vez mais, níveis de excelência na formação técnica dos profissionais da advocacia”, afirma a coordenadora do IBCCrim no Distrito Federal, Beatriz Vargas.

O diretor da ESA/DF, Fabiano Jantalia, destaca que a parceria reforça as mudanças pela qual a Escola vem passando desde 2019, entre as quais a reforma das instalações físicas, a reestruturação administrativa e um novo portfólio de cursos. “A oferta de um curso de iniciação científica marca uma nova fase da ESA/DF, que nós buscamos implementar já no ano de 2019, de ampliação do espectro de atuação da Escola, que agora passa a ter não só atividades de ensino de prática profissional, mas também uma vertente de atuação na iniciação da área de pesquisa científica. Queremos oferecer um espaço para que o advogado possa formar massa crítica, desenvolvendo estudos e pesquisas dentro da Ordem”, afirma.

Serviço
Curso de Iniciação Científica em Ciências Criminais
Vagas:
 30
Inscrições: de 20/1 a 20/2 no site do IBCCrim: https://www.ibccrim.org.br/evento/484-Laboratorio-de-Ciencias
Prova seletiva: de 2 a 4 de março
Resultado da prova seletiva: 16 de março
Período das aulas: 23 de março a 14 de dezembro, com recesso em julho