Elaboração de Plano de Curso

Identificação do Curso

Descreva, em no máximo 3 linhas, o minicurrículo do docente.
Público que o curso pretende alcançar e que tenha condições acadêmicas de acompanhar as aulas.
Detalhe os objetivos gerais e específicos que o curso pretende alcançar, por exemplo, as competências e habilidades que serão desenvolvidas pelos alunos.
A ementa é estruturada em tópicos, separados por ponto final. A ementa que for estabelecida pela ESA não poderá ser alterada pelo docente.

Metodologia

Preocupada com complexidade do mercado de trabalho em que atua o advogado, sempre instigado a enfrentar problemas e encontrar soluções inovadoras que nem sempre se resumem à judicialização, a ESA adota, nos cursos que oferta, metodologias ativas, colocando o aluno como protagonista da construção de seu conhecimento. Desta maneira, o discente deixa de ser mero expectador em sala de aula, e passa, por meio de interação ativa e consciente, a fortalecer a capacidade de avaliar e interpretar informações enquanto processa e absorve conteúdos, apurando seu senso crítico e estimulando a proatividade. Como resultado, tem-se um profissional mais consciente da realidade circundante, habilitado a analisar mais aprofundadamente situações que exijam a sua atuação – inclusive quando demandem a utilização simultânea de múltiplos conhecimentos – e a encontrar alternativas céleres e inovadoras, estando, portanto, mais apto a lidar com um mercado de trabalho a cada dia mais complexo, global e tecnológico.

Com foco no desenvolvimento das competências acima descritas, este curso utilizará, para além da metodologia tradicional da aula expositiva, as seguintes metodologias de ensino.

Por se tratar de um curso de curta duração, não se faz necessária a distinção entre Bibliografia Básica (ou obrigatória) e Bibliografia Complementar. Todavia, para um melhor aproveitamento do curso pelos alunos, sugerimos indicar, ao menos, três referências nas quais os alunos possam aprofundar seus conhecimentos.
Neste campo os tópicos previstos na emenda são mais bem detalhados, especificando os conteúdos que serão trabalhados em cada tópico.