Você está aqui: Início » Para Alunos » Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes2020-09-17T20:55:37-03:00

Perguntas Frequentes

Como se toma conhecimento da aprovação ou rejeição do artigo submetido à avaliação da ESA/DF?2020-09-17T21:04:12-03:00

Em qualquer dos casos (aprovação, rejeição ou pedido de ajustes), o resultado da avaliação dos artigos será comunicado por e-mail pela Coordenação Acadêmica da Escola. É necessário verificar não só a sua caixa de entrada, mas, também a caixa de spam e a de lixo eletrônico.

Recomendamos marcar os e-mails da ESA/DF como “não é spam”, para garantir que nossa comunicação seja direcionada à caixa de entrada.

Quanto tempo leva a avaliação de um artigo submetido ao Blog da ESA/DF?2020-09-17T21:04:13-03:00

O prazo de avaliação dos artigos varia entre 15 e 30 dias, contados da data da submissão.

Como se publica um artigo no Blog da ESA/DF?2020-09-17T21:04:18-03:00

O procedimento de submissão de artigo para publicação no Blog da ESA/DF é muito simples, basta preencher o formulário de submissão, fazer o upload do arquivo em que se encontra o artigo o qual pretende publicar e aguardar a avaliação da Escola. É preciso que se faça o upload de arquivo editável, preferencialmente em formato Word.

A submissão é um passo indispensável à publicação, mas não a garante! É necessário que o artigo cumpra os requisitos previstos nas nossas regras editoriais.

O Blog da ESA/DF publica qualquer tipo de artigo?2020-09-17T21:04:21-03:00

Não, o Blog da ESA/DF se destina a uma comunicação mais rápida, que acompanhe a constante evolução das temáticas relevantes aos estudantes e profissionais do Direito, seja no âmbito da produção legislativa, jurisprudencial ou doutrinária, de forma a levar informação atual em tempo razoável a seus leitores.

Assim, os artigos publicados pelo Blog da ESA/DF:

  • devem ser desenvolvidos entre 800 e 1200 palavras;
  • devem abordar tema atual e relevante;
  • não devem veicular conteúdos de qualquer forma discriminatórios.

Clique aqui para conhecer as demais regras de editorial do Blog da ESA/DF.

Quem pode publicar no Blog da ESA/DF?2020-09-17T21:04:25-03:00

Qualquer estudante ou profissional da área do Direito, ou ciências correlatas, pode publicar seus artigos no Blog da ESA/DF, desde que seu trabalho aborde tema relevante e atual e que observe as nossas regras de editorial.

A ESA/DF é uma empresa ou órgão independente da OAB/DF?2020-06-04T20:05:06-03:00

Não. A ESA/DF é um órgão interno integrante da estrutura institucional da OAB/DF. Ou seja, não possui personalidade jurídica própria. Para saber mais, conheça o Regimento Interno da ESA/DF.

Os dirigentes da ESA/DF são remunerados?2020-06-02T16:02:27-03:00

Não. Por força do disposto em seu Regimento Interno, que é aprovado pelo Conselho Pleno da OAB/DF, nem o diretor-geral, nem os diretores adjuntos recebem qualquer tipo de remuneração ou contrapartida. A atuação deles se dá em caráter voluntário

Que tipo de curso é oferecido pela ESA/DF?2020-06-02T16:09:41-03:00

Os cursos oferecidos pela ESA/DF são classificados pela legislação educacional brasileira como cursos livres. Eles não geram titulação acadêmica, mas sendo voltados para aprimoramento técnico-profissional de todos os agentes que integram, direta ou indiretamente, o “sistema OAB”, como advogados, estagiários e aqueles que lhes atendem ou lhes prestam serviços.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e sua regulamentação, esse tipo de curso não necessita de prévia autorização para funcionamento, nem de posterior reconhecimento, e também não têm qualquer exigência de nível de escolaridade anterior.

Qual é o foco dos cursos da ESA/DF?2020-06-02T16:09:44-03:00

Nossos cursos possuem um viés prático-profissional e estão direcionados para propiciar o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes de nossos(as) alunos(as), com vistas ao aprimoramento de sua atuação profissional.

A ESA/DF oferece cursos de Pós-Graduação?2020-06-02T16:11:59-03:00

Sim, mas em regime de parceria com instituições de ensino devidamente credenciadas no Ministério da Educação.

Por não ser uma instituição de ensino superior, nem possuir credenciamento no MEC, as Pós-Graduações oferecidas pela ESA/DF estão sob a responsabilidade de parceiros de nossa Escola, que concebem seus cursos de modo convergente com nossa proposta de atuação.

Os cursos da ESA/DF são apenas presenciais ou há ensino a distância?2021-09-08T20:51:54-03:00

Os cursos oferecidos pela ESA/DF são predominantemente on-line (síncronos e assíncronos). Não temos previsão para o retorno das aulas presenciais.

Os cursos da ESA/DF são exclusivos para advogados(as) e estagiários(as) inscritos(as) na OAB/DF?2020-06-02T16:12:05-03:00

Não. Embora os cursos sejam primordialmente direcionados para a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização de estudantes e profissionais do Direito, o acesso aos cursos da ESA/DF é livre para qualquer pessoa.

Portanto, estudantes e bacharéis em Direito, ainda que não inscritos na OAB/DF, bem como estudantes e profissionais de outras áreas de conhecimento, são muito bem-vindos em nossa Escola. Basta se cadastrar em nosso site e fazer sua inscrição em nossos cursos!

Os cursos da ESA/DF são apenas na área do Direito?2020-06-02T16:12:14-03:00

Não. Embora os cursos da ESA/DF sejam primordialmente direcionados para a capacitação, o aperfeiçoamento e a atualização dos estudantes e profissionais do Direito, temos vários cursos que podem interessar a pessoas de outras áreas, como oratória, comunicação, redação oficial e língua portuguesa, entre outros.

Posso sugerir novos cursos para a ESA/DF?2020-06-02T16:23:59-03:00

Sim. Para tanto, basta preencher o formulário de “Sugestão ou Proposta de Curso”, disponível em nosso site, e fornecer as informações sobre o tema sugerido. Você pode, inclusive, sugerir o nome de um ou mais professores(as) para ministrar esse curso.

Em que locais são oferecidos os cursos presenciais da ESA/DF?2021-09-08T20:57:26-03:00

Atualmente a ESA/DF não está ofertando cursos presenciais e não temos previsão para retorno.

Antes da pandemia do novo coravírus, a Escola ofertava seus cursos presenciais no Edifício-sede (na Asa Norte) e em todas as subseções da OAB/DF.

Gostaria que determinado curso fosse oferecido na subseção da OAB/DF onde estou inscrito. Como faço para solicitar essa oferta regionalizada de curso?2020-06-02T16:25:15-03:00

Em geral, a coordenação acadêmica já programa cursos para todas as subseções que se interessam e os solicitam à Escola. Mas você pode solicitar um curso na sua subseção de duas formas:

  • procure o(a) presidente da subseção para formalizar sua demanda; ou
  • envie sua sugestão diretamente para nós, preenchendo o formulário de “Sugestão ou Proposta de Curso”.
Os cursos oferecidos nas subseções sobre determinado tema são iguais àqueles oferecidos na sede da OAB/DF?2020-06-02T16:25:27-03:00

Sim. Os cursos da ESA/DF têm suas ementas e seu conteúdo programático padronizados pela coordenação acadêmica. Portanto, o mesmo conteúdo que é ministrado na sede é ministrado também nas subseções, com a mesma qualidade, quando o curso é oferecido lá.

Há algum ato normativo que discipline a atuação de professores na ESA/DF?2021-09-08T21:00:52-03:00

Sim. A Portaria ESA/DF nº 2, de 2019, dispõe sobre o credenciamento, atuação e remuneração docente e a Portaria ESA/DF nº 1, de 2021, que determina os valores de remuneração pela exploração de direitos autoriais de cursos on-line assíncronos. Além disso, o(a) professor(a) deve observar as disposições específicas que constam no contrato de prestação de serviços, que é firmado para cada curso ministrado.

Quais os horários das aulas na ESA/DF?2020-06-02T16:26:03-03:00

De segunda a sexta-feira, as aulas são ministradas nos seguintes horários:

  • Manhã – 9h às 12h, com intervalo das 10h30 às 10h45;
  • Tarde – 14h às 17h, com intervalo das 15h30 às 15h45;
  • Noite – 19h30 às 22h30, com intervalo das 21h às 21h15;

Aos sábados, as aulas podem ser ministradas somente nos turnos da manhã e da tarde.

A ESA/DF não funciona aos domingos.

Como a ESA/DF seleciona seus professores?2020-06-02T16:34:37-03:00

De acordo com a Portaria ESA/DF nº 2, de 2019, os(as) professores(as) podem ser selecionados por meio de editais de credenciamento ou atuar mediante convite do Diretor-Geral.

Posso indicar o nome de um(a) professor(a) para lecionar na ESA/DF?2020-06-02T16:42:52-03:00

Sim. Para tanto, basta preencher o formulário de “Sugestão ou Proposta de Curso”, disponível em nosso site, e fornecer as informações sobre o tema sugerido e o nome do(a) professor(a) que você deseja indicar.

A ESA/DF dispõe de boa infraestrutura? As salas de aula possuem acesso à internet e projetor de slides?2020-06-02T16:35:11-03:00

Sim. Todas as salas de aula da Escola são climatizadas com ar condicionado e dispõem de computador com acesso à internet, projetor de slides, sistema de som e quadro branco com pincéis. Para mais informações sobre a infraestrutura da ESA/DF, clique aqui.

A ESA/DF dispõe de salas de estudo? Quem pode utilizar?2020-06-02T16:35:38-03:00

Sim. A ESA/DF possui duas salas de estudo, com capacidade para receber até 25 pessoas simultaneamente, que funcionam no horário de expediente da Escola. Podem utilizar as salas de estudo os(as) advogados(as) e estagiários(as) inscritos(as) na OAB/DF.

Nos cursos da ESA/DF há disponibilização de material didático?2020-06-02T16:35:52-03:00

Sim. Os(as) professores(as) são orientados(as) a utilizar arquivos de apresentações (em formato de arquivo de PowerPoint) como base para suas exposições em sala. Tais arquivos são disponibilizados aos alunos assim que o(a) professor(a) os envia para a secretaria da ESA/DF.

Caso algum texto de leitura complementar seja indicado pelo(a) professor(a), o arquivo correspondente também é disponibilizado aos(às) alunos(as).

Como faço para me inscrever em um curso da ESA/DF?2021-09-08T21:04:45-03:00

Todos os cursos oferecidos pela ESA/DF são divulgados e têm suas inscrições efetuadas por meio de nosso site. Basta acessar a seção “cursos e palestras” deste site, selecionar aquele que lhe interessa, clicar no botão “inscreva-se” para pagamento em boleto ou ¨comprar” para pagamento via cartão de crédito divididos em até 3 vezes, disponível em cada curso, e seguir as instruções para pagamento.

IMPORTANTE: A confirmação de sua matrícula no referido curso estará condicionada ao pagamento da inscrição.

Caso o pagamento não seja efetivado, sua pré-inscrição será cancelada, e abriremos vaga para os(as) alunos(as) que se inscreveram posteriormente.

Qual o valor dos cursos oferecidos pela ESA/DF?2020-06-03T16:24:32-03:00

O valor da inscrição de cada curso realizado pela ESA/DF depende da carga horária e é indicado de forma clara na página de sua divulgação no site da ESA/DF. Observe, contudo, que os cursos realizados com parceiros obedecem à política de preço da respectiva instituição.

Tenho interesse em me inscrever para um curso, mas o site da ESA/DF informa que a turma já está lotada. O que posso fazer?2020-06-03T18:15:13-03:00

Para cursos de grande procura, a ESA/DF costuma criar uma lista de espera. Basta preencher o formulário “Lista de Espera” na seção de atendimento ao aluno.

A ESA/DF oferece descontos nos preços de seus cursos?2020-06-03T18:15:18-03:00

Sim. A política de descontos nos preços dos cursos e demais ações educacionais é disciplinada pela Portaria ESA/DF nº 3, de 2019, que prevê a possibilidade de desconto de 30% para:

  • Advogados(as) com inscrição originária na OAB/DF concedida há até cinco anos;
  • Advogados(as) com inscrição suplementar ou principal por transferência na OAB/DF concedida há até cinco anos, desde que não possuam, ao todo, mais de cinco anos de inscritos na OAB, considerando todos os Conselhos Seccionais;
  • Advogados(as) idosos(as) inscritos(as) na OAB/DF, assim entendidos aqueles que tenham, na data de início do curso, idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos de idade; e
  • Estagiários(as) inscritos(as) na OAB/DF.
Os descontos são aplicáveis a todos os cursos da ESA/DF?2020-06-03T18:15:26-03:00

Não. Conforme disposto na Portaria ESA/DF nº 3, de 2019, os descontos somente são aplicáveis aos cursos e ações educacionais realizadas com exclusividade pela ESA/DF, não alcançando aqueles realizados em parceria com outros órgãos ou entes, públicos ou privados.

Porque a ESA/DF só oferece descontos para aqueles que são inscritos na OAB/DF?2020-06-03T18:15:38-03:00

A ESA/DF não tem finalidade lucrativa, mas precisa assegurar a sustentabilidade financeira de suas atividades, já que professores(as) e funcionários(as) recebem remuneração. As principais fontes de recursos para o financiamento da ESA/DF são o Fundo Cultural (art. 56, inciso II, do Regulamento Geral da OAB), formado por 3% das receitas brutas mensais auferidas pela Seccional e o orçamento-geral da própria OAB/DF.

A ESA/DF, portanto, é mantida com recursos oriundos das anuidades de seus inscritos e, por isso, os descontos revertem apenas em benefício deles.

Quais são as formas de pagamento dos cursos da ESA/DF?2021-09-08T21:08:44-03:00

Os cursos da ESA/DF podem ser pagos de duas formas:

  • Por meio de boleto bancário; e
  • Por meio de Cartão de crédito, parcelado em até 3 vezes com juros.
Qual o prazo para pagamento do valor da inscrição nos cursos?2021-09-08T21:13:14-03:00

Em princípio, caso exista vagas disponíveis no curso, o pagamento poderá ser feito até o dia de inicio do curso por meio de cartão de crédito. Iniciado o curso, não é mais admitido o ingresso de novos(as) alunos(as).

Contudo, para cursos de grande demanda, a ESA/DF se reserva o direito de solicitar o pagamento antecipado do curso. Nesse caso, a ESA/DF entra em contato com os alunos, solicitando o pagamento. Se o aluno não pagar a inscrição no prazo indicado pela Secretaria da Escola, a pré-inscrição do(a) aluno(a) será cancelada e a vaga disponibilizada a outros(as) alunos(as).

Para que o pagamento de minha inscrição seja feito pelo órgão, empresa ou escritório em que trabalho. O que devo fazer?2020-06-03T19:05:16-03:00

Há duas alternativas:

  • Inscrição direta pelo(a) aluno(a) – o(a) próprio(a) aluno(a) efetua o pagamento e solicita o reembolso dentro de sua empresa ou órgão. Para tanto, podemos emitir um recibo de pagamento para que você obtenha o reembolso perante sua organização; ou
  • Inscrição via empresa – o órgão ou a empresa efetua o pagamento do boleto emitido por você ou solicita a emissão de boleto na seção de atendimento ao aluno em nosso site.
É possível a emissão de 2ª via do boleto bancário?2021-09-08T21:44:04-03:00

Não. O aluno que perdeu o prazo para pagamento do boleto bancário de nossos cursos, deve fazer uma nova pré-inscrição para emitir um novo boleto bancário.

Pagamentos com Boleto Bancário levam até 3 dias úteis para serem compensados. Somente após a confirmação do pagamento que o seu curso será liberado.

 

Ganhei uma bolsa de estudos integral da ESA/DF. Como faço minha inscrição?2021-09-08T22:08:56-03:00

Siga os seguintes passos:

  • 1º Passo – Acesse nosso site e realize seu cadastro em nossa plataforma Ead
  • 2º Passo – Após realizar o cadastro, o aluno deve manifestar-se, enviando um e-mail para [email protected] com o nome completo, o número do CPF e o nome do curso com ID de sua escolha, bem como informar em qual local ou evento que foi contemplada a bolsa integral para validação administrativa interna das informações sobre a concessão da bolsa
Efetuei a inscrição e paguei o valor correspondente. Minha participação no curso está confirmada?2020-06-03T19:06:04-03:00

Não. A oferta do curso pela ESA/DF é uma etapa importante, mas não implica garantia de que ele será realizado. A Escola se reserva o direito de cancelar ou remarcar os cursos que não atinjam o número mínimo de matrículas de alunos(as) pagantes definidos(as) para cada turma.

Como saber se o curso em que estou inscrito está confirmado?2021-09-08T21:20:15-03:00

No site da ESA/DF há a indicação do status de cada curso em sua respectiva página. Além disso, caso o curso seja cancelado ou remarcado, a Escola irá informar aos(às) alunos(as), pela plataforma Ead e/ou por e-mail e , com antecedência mínima de 2(dois) dias úteis antes da data prevista para o primeiro dia de aula.

Não poderei comparecer no curso em que estou inscrito(a). É possível cancelar minha inscrição?2021-09-08T21:24:55-03:00

Sim, desde que isso seja solicitado de acordo com os termos e condições de uso aceitos durante a matrícula no curso.

Se seu pedido for deferido, a ESA/DF promoverá o reembolso do valor integral ou parcial. Os pedidos efetuados fora do prazo, sem justificativa ou sem comprovação do motivo serão indeferidos.

O curso em que me inscrevi foi cancelado ou remarcado pela ESA/DF. O que devo fazer?2021-09-08T21:49:27-03:00

Quando o cancelamento ou remarcação do curso ocorre por decisão da ESA/DF, é possível, no prazo de até 2(dois) dias úteis após o recebimento da notificação por meio da plataforma EAD e/ou por e-mail informando o cancelamento ou remarcação, optar:

  • pela devolução do valor pago pelo curso; ou
  • pelo aproveitamento de crédito para 1 (um) curso de mesma carga horária, realizado pela ESA/DF, no prazo de 90 dias a contar da data de cancelamento do curso pela ESA/DF.

IMPORTANTE: Os pedidos efetuados fora do prazo serão indeferidos.

Como ocorre a devolução do valor pago pelo curso?2021-09-08T22:02:22-03:00

O(A) aluno(a) deverá preencher o formulário “Solicitação de Reembolso” na seção de atendimento ao aluno em nosso site com os seguintes dados:

  • nome completo do titular da conta;
  • nome do banco e código;
  • agência;
  • nº conta corrente ou poupança;
  • nº do CPF do titular da conta.

Os pedidos de reembolso deferidos pela Escola até o dia 25 de cada mês são encaminhados ao Departamento Financeiro da OAB/DF, que providenciará o depósito dos valores até o décimo dia útil do mês subsequente ao do pedido.

IMPORTANTE: Os pedidos efetuados fora do prazo serão indeferidos.

 

Como faço para aproveitar o crédito deferido pela ESA/DF?2021-09-08T22:00:29-03:00

Para utilizar o crédito deferido pela Escola, o aluno deverá abrir um chamado na área do aluno na plataforma Ead da Escola, informando sobre seu desejo de usar o crédito no curso “x”.

O aproveitamento de crédito terá validade de 90 dias, a contar da data de cancelamento do curso pela ESA/DF, e poderá ser usado uma única vez em cursos de mesma carga horária.

Os cursos da ESA/DF dão direito a certificado?2021-09-08T22:12:26-03:00

Sim. Em todas as ações educacionais realizadas pela ESA/DF é possível a emissão de certificado.

Os certificados dos cursos encerrados até o dia 20 de agosto de 2021 devem ser emitidos diretamente pelo(a) próprio(a) aluno(a) ou professor(a) na página de serviços em nosso site.

Os cursos que terminaram depois do dia 20 de agosto de 2021, os alunos devem emitir o certificado na área do aluno na Plataforma Ead da ESA /DF. Os professores deverão entrar em contato com Secretaria da Escola.

O certificado emitido pela ESA/DF é válido para cômputo de horas complementares ou atividades extracurriculares?2020-06-04T19:48:09-03:00

Em princípio, sim. Os certificados de participação emitidos pela ESA/DF são válidos em todo o território nacional e podem, inclusive, ter sua autenticidade verificada no próprio site da Escola, o que lhes confere credibilidade. Em razão disso, e da reconhecida excelência dos cursos realizado pela ESA/DF, as instituições de ensino superior e os departamentos de recursos humanos de órgãos, empresas e escritórios de advocacia costumam aceitar esses certificados para fins de comprovação de atividades complementares ou extracurriculares.

Observe, contudo, que a aceitação dos certificados por cada instituição depende de sua respectiva normatização interna.

Como faço para obter o certificado?2021-09-08T22:11:24-03:00

Os certificados são disponibilizados em até 5 (cinco) dias úteis após o término do curso ou palestra.

Os certificados dos cursos encerrados até o dia 20 de agosto de 2021 devem ser emitidos diretamente pelo(a) próprio(a) aluno(a) ou professor(a) na página de serviços em nosso site.

Os cursos que terminaram depois do dia 20 de agosto de 2021, os alunos devem emitir o certificado na área do aluno na Plataforma Ead da ESA /DF. Os professores deverão entrar em contato com Secretaria da Escola.

Quais os requisitos para emissão do certificado de participação?2021-09-08T22:20:20-03:00

1. Para cursos presenciais: A emissão de certificados de participação nos cursos da ESA/DF somente é possível se o(a) aluno(a) obtiver o rendimento mínimo estabelecido (quando necessário) e a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das horas-aula ministradas.

Para os cursos com carga horária menor que 12 horas, a emissão somente ocorre se o aluno tiver frequência integral.

2. Para cursos síncronos(ao vivo): A emissão de certificados de participação aos inscritos que realizarem todas as atividades e assistirem todas as aulas, 100% (cem por cento) de visualização, do curso na plataforma, bem como outras atividades que poderão ser disponibilizadas no decorrer do curso.

3. Para cursos assíncronos(aula gravada): A ESA/DF emitirá certificado de participação aos inscritos que atingirem 100% (cem por cento) do conteúdo total do curso e obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% (cinquenta por cento) nas atividades e avaliações finais do curso.

O aluno declara ter ciência que a ESA/DF não possui qualquer vínculo com o Ministério da Educação (MEC), oferecendo tão somente cursos de atualização profissional que não estão sujeitos à regulamentação do órgão em questão, de modo que os certificados concedidos não conferem ao usuário qualquer tipo de título acadêmico.

Não obtive frequência suficiente para a liberação do certificado. É possível obter algum documento para comprovar a frequência em aula(s) específica(s) do curso?2020-06-04T19:50:01-03:00

Sim. Nesse caso, não é emitido um certificado de participação, mas sim uma Declaração de Participação de horas cursadas. O(A) aluno(a) que não obtiver a frequência mínima poderá solicitar tal declaração na página de serviços em atendimento ao aluno.

Faltei a uma ou mais aulas específicas no curso em que me inscrevi. É possível solicitar o abono dessa falta?2020-06-04T19:50:15-03:00

Não. Por se tratarem de cursos de curta duração, não é possível abonar faltas, o que também impede a obtenção de certificado de participação. Nestes casos, permite-se apenas a emissão de uma Declaração de Participação de horas cursadas. Para solicitá-la, o(a) aluno(a) deverá preencher o formulário específico na seção de atendimento ao aluno.

Até quando posso emitir o certificado? Há algum prazo?2020-06-04T19:50:29-03:00

Não há um prazo máximo para emissão desse certificado. As informações sobre sua participação no curso ficam armazenadas no sistema de ensino da ESA/DF e, portanto, a emissão pode ocorrer a qualquer tempo e quantas vezes forem necessárias, de acordo com a conveniência de cada aluno(a) ou professor(a).

Em caso de dificuldades na emissão, por favor entre em contato e fale conosco.

O(A) professor(a) pode conceder bolsa ou permitir a frequência do curso por “alunos(as) ouvintes”?2020-06-04T19:55:16-03:00

Não. A concessão de bolsas ou mesmo a permissão de acesso de alunos(as) aos cursos da ESA/DF são prerrogativas exclusivas da Direção-Geral da Escola. Caso algum aluno(a) procure o(a) professor(a) com esse pleito, deverá ser direcionado para a Coordenação Administrativa da ESA/DF.

É possível verificar a autenticidade dos certificados emitidos pela ESA/DF?2021-09-08T22:31:41-03:00

Sim. No site da ESA/DF, é possível solicitar a reemissão ou a verificação de autenticidade dos certificados de participação emitidos pela ESA/DF.

Os certificados dos cursos encerrados até o dia 20 de agosto de 2021 devem ser emitidos e validados diretamente pelo(a) próprio(a) aluno(a) ou professor(a) na página de serviços em nosso site.

Os cursos que terminaram depois do dia 20 de agosto de 2021, os alunos devem validar o certificado nessa página de validação de certificado. Os professores deverão entrar em contato com Secretaria da Escola.