A Escola Superior de Advocacia da OAB/DF (ESA/DF) está sob nova direção. O advogado Fabiano Jantalia substitui Célia Arruda, que pediu dispensa para atender a compromissos pessoais e familiares. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (17/7), no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil. Veja aqui.

Célia estava na direção da ESA/DF desde o início da atual gestão, conduzindo um processo de reformulação da Escola, uma das prioridades da diretoria da seccional. Entre as ações que realizou está a elaboração do novo regimento interno da Escola, que não sofria atualizações há 22 anos; a assinatura de novas parcerias e ampliação das antigas; o aumento do número de professores; e a reformulação do programa de bolsas de estudo.

O novo diretor é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e possui 17 anos de experiência profissional, sendo mais de dez deles dedicados à atuação acadêmica em cursos de pós-graduação, graduação e extensão.

Fabiano Jantalia exerceu diversos cargos e funções públicas: foi procurador do Banco Central, consultor jurídico adjunto do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de advogado da Caixa Econômica Federal. Sua atuação como advogado compreende as áreas do Direito Econômico, Direito Empresarial, Direito Bancário e Direito Administrativo Econômico.

Para ele, “a ESA cumpre uma importante missão, que é a atuar como um centro de excelência em educação continuada para advogados e estagiários”. “Para mim é uma grande responsabilidade assumir esse cargo. Não apenas por estar sucedendo a professora Célia, que é uma referência para todos nós, mas também pela relevância da Escola para a advocacia do Distrito Federal”, afirma.

Primeiras Medidas
A nova gestão da ESA/DF pretende priorizar a educação a distância com a formatação das diretrizes pedagógicas e da construção de um portfólio mais atrativo de cursos, que serão mais curtos e específicos. Os estudos para a implementação dessa nova modalidade começaram essa semana.

Além disso, a jovem advocacia, que vem recebendo atenção especial da nova gestão da seccional (saiba mais aqui), estará ainda mais no foco da ESA/DF com a criação do programa de ações e cursos voltados para a formação desse público. A ideia é capacitá-los para o início da vida profissional.

“A ESA não foi criada para ser apenas mais uma instituição de ensino, competindo com as demais. A razão de ser da ESA/DF é proporcionar o aprimoramento das competências, habilidades e atitudes relacionadas à prática profissional da advocacia, mediante a oferta de cursos a preços mais acessíveis e, em alguns casos, até mesmo gratuitos. Ou seja, a ESA, ao lado da Caixa de Assistência, integra um conjunto de benefícios e contrapartidas que o sistema OAB oferece aos que estão inscritos em seus quadros”, ressalta novo diretor.

Fabiano Jantalia destaca que, de imediato, pretende dar continuidade ao trabalho de revitalização da marca ESA/DF, com a produção de uma nova identidade visual e de site moderno. “Essa medida visa implementar inovação e agilidade na comunicação da Escola com a advocacia”, explica ele.